Água

      A água é a principal fonte de vida para o ser humano.Ela cobre 75% da superfície terrestre, mas isso não é motivo para desperdiça-la ou poluí-la. No entanto, uma pequena parte dessa água está à disposição da vida terrestre da ordem de 113 trilhões de m³. Apesar de parecer um número muito grande, a Terra corre o risco de não mais dispor de água limpa.





 
   A água nunca é pura, pois nela estão dissolvidas gases, sais sólidos e íons. Enfim, a água é componente vital no sistema de sustentação da vida na Terra e por isso deve ser preservada. A sua poluição impede a sobrevivência dos seres vivos.
     A poluição da água indica que um ou mais dos seus usos foram prejudicados, atingindo diretamente o homem, pois ela é usada para beber, tomar banho, lavar roupas e utensílios e, para sua alimentação e dos animais domésticos. Por isso, a água deve ter aspectos limpo, o que é conseguido através do seu tratamento.A água de um rio é considerada de boa qualidade quando apresenta menos de mil coliformes fecais e menos de dez micro-organismo patogênicos por litro. Portanto, deve-se evitar sua contaminação por resíduos.
     













       Os resíduos gerados pelas indústrias, cidades e atividades agrícolas são sólidos ou líquidos, tendo um potencial de poluição muito grande. Os resíduos gerados pelas cidades são carregados para os rios com a ajuda da chuva.
       A poluição das águas pode aparecer de vários modos, incluindo a poluição térmica que é a descarga de efluentes a altas temperaturas, poluição física, que é a descarga de material em suspensão, poluição biológica, que é a descarga de bactérias patogênicas e vírus, e poluição química,que pode ocorrer por deficiência de oxigênio, toxidez e eutrofização.
      A Educação Ambiental vem resgatar a cidadania para que o povo tome consciência da necessidade da preservação do meio ambiente, que influi diretamente na manutenção da sua qualidade de vida.
      Uma grande parcela da contenção da "saúde das águas" cabe a nós, brasileiros, pois o Brasil dispõe de 15% de toda água doce existente no mundo.
      No processo de reciclagem, quase a totalidade dessa água é recolhida pelas nove grandes Bacias Hidrográficas aqui existentes. A presença de alguns produtos químicos industriais e agrícolas podem impedir a purificação natural da água e só a construção de sofisticados sistemas de tratamento permitiriam a retenção de compostos químicos nocivos à saúde humana, aos peixes e à vegetação.
      Portanto a meta é preservar os poucos mananciais intactos para que o homem possa dispor de um reservatório de água potável para que possa sobreviver nos próximos milênios.

                                                 Composição da água


      É formada por dois átomos de hidrogênios e um átomo de oxigênio que se dispõem num formato angular estabelecendo um contraste entre os lados; onde um lado há formação das zonas positivas e de outro lado há a formação das zonas negativas,o que faz com que a água seja polar.
     As moléculas de água tendem a se unirem a outras moléculas, pois estas sofrem atrações motivadas pelas cargas elétricas,o que originam a formação de pontes de hidrogênios, porém não se unem a qualquer molécula, pois as moléculas apolares que são formadas por gorduras, óleos e ceras não são solúveis à água.



  A água é considerada um líquido de dissolução universal, por este fato, a água apresenta sais minerais em sua composição que podem ser bicarbonato, cloreto e sulfato de sódio, magnésio, potássio, flúor, ferro e cálcio, que foram dissolvidos pela água ao entrarem em contato com a mesma.

                                                                Tipos de água
    Os principais tipos de água são:
Água doce: A água que existe nos rios, lagos e ribeiras e que possui uma quantidade de sais bem inferior à água do mar. Após tratamento adequado podemos consumir está água

Água salgada: A água do mar e que possui uma grande quantidade de sais dissolvidos, em especial o cloreto de sódio, vulgarmente conhecido como sal de cozinha. Não podemos consumir está água

Água destilada: A água constituída, exclusivamente por hidrogênio e oxigênio. Origina-se na natureza quando se forma a chuva, ou é produzida em laboratório. Esta água é imprópria para consumo uma vez que não possui os sais necessários ao organismo humano.

Água mineral: A água que dissolve uma grande quantidade de sais minerais aquando do seu percurso pela natureza. Normalmente, adquire cheiros, cores e gostos característicos o que permite classifica-la em vários tipos. É-lhe conferida propriedades terapêuticas.

Água poluída: A água que apresenta alterações físicas, tais como cheiro, turbidez cor ou sabor, logo é uma água imprópria para consumo.

Água contaminada: A água que contém agentes patogênicos vivos, tais como bactérias e substâncias tóxicas.

Água potável: A água que pode ser consumida sem riscos para a saúde.

Água salobra: A água que contém grandes quantidades de substâncias dissolvidas que lhe conferem um mau sabor e, por vezes, um aspecto turvo.

Água inquinada: A água que contém micro-organismos nocivos à saúde, pelo que este tipo de água pode ser um importante veículo de transmissão de doenças.