quinta-feira, 14 de julho de 2011

4.Transgênicos

Organismos geneticamente modificados (OGMs), ou transgênicos, são animais e plantas que sofrem modificações geradas pela transferência de características (genes) de uma espécie para a outra.Um  grão  acrescido de  vitaminas  e sais minerais que sua espécie  não  possuía. Tudo isso é OGM.
Segundo os cientistas os transgênicos são a solução de problemas na agricultura criando espécies de mais resistentes, aumentando a produtividade e minimizando, por conseqüência, a incidência da fome em países do Terceiro Mundo.
A maioria dos europeus rejeita o produto transgênico (pesquisa Euro barômetro) e conseqüentemente grande parte dos agricultores alemães são contrários aos transgênicos.
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de transgênicos. hoje, 76% da soja brasileira é transgênica. Assim como 56% da de milho e 27% da de algodão.
Os principais transgênicos plantados no mundo são: soja (61%), milho (23%), algodão (11%) e canola (5%). 
A alteração genética levanta questões que vão desde os possíveis danos à saúde, o que ainda não foi definitivamente comprovado nem refutado; fatores éticos, quando se questiona o direito do homem em alterar a natureza; e problemas ambientais (cruzamento entre espécies selvagens e as que foram modificadas). Há também questionamentos socioeconômicos devido ao fato de que as sementes de OGMs são estéreis e, desta forma, precisam ser compradas novamente a cada colheita, além de serem mais caras.

VANTAGENS DOS TRANSGÊNICOS

1º enriquecido com um componente nutricional essencial. Um feijão geneticamente modificado por inserção de gene da castanha do Para passa produzir metionina, um aminoácido essencial para a vida.
2º prevenir, reduzir ou evitar riscos de doenças, através de plantas geneticamente modificadas para produzir vacinas,
3º A planta pode resistir ao ataque de insetos, seca ou geada.
4º Aumento da produtividade agrícola através do desenvolvimento de lavouras mais produtivas e menos onerosas, cuja produção agrida menos o meio ambiente.


DESVANTAGENS DOS TRANSGÊNICOS

1º O lugar em que o gene é inserido não pode ser controlado completamente, o que pode  causar resultados inesperados uma vez que os genes de outras partes do organismo podem ser afetados.
2º maior vulnerabilidade do cultivo porque a invasão de pestes, doenças e ervas daninha sempre é maior em áreas que plantam o mesmo tipo de cultivo. Quanto maior for a variedade (genética) no sistema da agricultura, mais este sistema estará adaptado para enfrentar pestes, doenças e mudanças climáticas que tendem a afetar apenas algumas variedades.
3º plantas modificadas poderiam fazer uma polinização cruzada com espécies semelhantes e, deste modo, contaminar plantas utilizadas exclusivamente na alimentação. 
4º Há evidências de que os cultivos transgênicos podem proporcionar um potencial aumento  de alergias em relação a cultivos convencionais.Pois varias pessoas são alérgicas a determinados alimentos em virtude das proteínas que elas produzem.

Exemplo de alimentos transgênicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário