quinta-feira, 14 de julho de 2011

5.Bactéria nos alimentos


         As bactérias estão presentes em todo lugar, são as criaturas que predominam o planeta. Elas podem ser benéficas ou maléficas. Nos nossos intestinos, por exemplo, existem bactérias benéficas como lactobacilos, bifidobactérias, bem como outras causadoras de doenças como Salmonelas, Clostridium Perfringens, entre outras. Enquanto estas bactérias patogênicas se encontrarem em menor numero que as benéficas, que ajudam a equilibrar á saúde do intestino, a probabilidade de ocorrer infecção ou intoxicação será mínima. 
         As bactérias podem se multiplicar muito rápido, dando origem a um número muito grande de descendentes em apenas algumas horas, como em presença de água e temperatura entre 10 C e 60 C. É útil saber que bactérias patogênicas morrem há temperatura acima de 60C, e que param de se multiplicar abaixo de 0C. Na geladeira os alimentos podem ser conservados por mais tempo, pois perto de 4C as bactérias se multiplicam com mais lentidão.
         Salivar sobre alimentos, ou manipulados após espirar, tocar em nariz ou boca, ou ocupar banheiros, sem lavar as mãos, pode causar transferência de bactérias pra a comida.
                                                   A importância das bactérias

       Algumas bactérias provocam doenças, outras, são amplamente exploradas para melhorar nossa qualidade de vida, em diversos aspectos. Com técnicas da biotecnologia já foram desenvolvidas bactérias capazes de produzir drogas terapêuticas, como a insulina.
          Existem várias espécies de bactérias usadas na preparação de comidas ou bebidas fermentadas, incluindo as láticas para queijos, iorgute, vinho, salsinha, frios, picles, chucrute, azeitona, molho de soja, leite fermentado e as acéticas utilizadas para produzir vinagres.
                                                       Saúde humana

          O papel das bactérias na saúde, como agentes infecciosos, é bem conhecido, como o tétano, a febre tifóide, a pneumonia, a sífilis, a cólera e tuberculose, entre outras. O modo de infecção inclui o contacto direto com material infectado, pelo ar, comida, água e por insetos. A maior parte das infecções pode ser tratada com antibióticos e as medidas anti-sépticas podem evitar muitas infecções bacterianas, por exemplo, fervendo a água antes de tomar, lavar alimentos frescos, etc. 
                                                           Ecologia
       
         No âmbito ecológico, se refere o ciclo do nitrogênio, pois os seres vivos não absorvem este elemento químico diretamente do ar, como por exemplo, o feijão, milho, ervilha, etc., é que transformam o nitrogênio atmosférico em saís nitrogenados para as plantas, aumentando a quantidade de nutrientes que elas absorvem.  
                                                Indústria farmacêutica
        
           A insulina foi a primeira proteína humana produzida por engenharia genética em células de bactérias e aprovada para uso em pessoas. Até então, a fonte de hormônios para tratamento de diabéticos eram os pâncreas de bois e porcos, obtidos em matadouros. Apesar de ser muito semelhante á humana, causa problemas alérgicos em algumas pessoas diabéticas que utilizavam o medicamento. A insulina produzida em bactérias transformadas são indêticas á do pâncreas humano e não causa alergia, devendo substituir definitivamente a insulina animal.
            O hormônio de crescimento é produzido pela hipófise, na sua ausência ou em quantidades muito baixa, a criança não se desenvolve adequadamente. Até pouco tempo atrás, a única opção para crianças que nasciam com deficiência hipofisária somatotrofina era tratamento com hormônio de cadáveres. Agora esse somatotrofina é produzido por técnicas de engenharia genética. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário