quinta-feira, 14 de julho de 2011

3.Agrotóxicos nos alimentos

           Agrotóxicos são produtos químicos usados na lavoura, na pecuária e mesmo no ambiente doméstico: inseticidas, fungicidas, acaricidas, nematicidas, herbicidas, bactericidas, vermífugos; além de solventes, tintas, lubrificantes, produtos para limpeza e desinfecção de estábulos, etc.
O primeiro veneno, o composto orgânico DDT, foi sintetizado em 1874 por Othomar Zeidler, porém só em 1939 Paul Muller descobriu suas propriedades inseticidas. Pela descoberta e posterior aplicação do DDT no combate a insetos, Muller recebeu o prêmio Nobel de química em 1948. O DDT era então a grande arma para acabar com o inseto propagador da malária, até que se descobriu que ele como todos os compostos organoclorados é cancerígeno, teratogênico e cumulativo no organismo.
Os agrotóxicos, produtos e agentes químicos ou biológicos, cuja finalidade é a de preservar, a flora e a fauna, da ação danosa de outros seres vivos considerados nocivos, são distribuídos em grupos de produtos classificados como inseticidas (controlam as pragas), fungicidas (agem sobre os fungos), herbicidas (combatem as plantas invasoras), bactericidas (controlam as bactérias), acaricidas (eliminam os ácaros), nematicidas (agem sobre os nematóides do solo), moluscidas (combatem as lesmas) e raticidas (agem sobre os ratos).
Estima-se que no ano passado foram vendidas no país cerca de US$ 2 bilhões de agrotóxicos, aproximadamente 400 mil toneladas.
Os agrotóxicos podem ser divididos em inseticidas herbicidas. Os inseticidas formam 3 grandes grupos, os organoclorados, os organofosforados e carbamatos e as piretrinas. Os herbicidas têm como grupos mais importantes Paraquat, clorofenoxois e dinitrofenóis.
O agrotóxico não é uma subdivisão de uma classe de produtos químicos, os agroquímicos, da qual se destaca por apresentar real toxicidade humana, animal ou ambiental. Seu uso é estritamente regulamentado e somente pode ocorrer sob prescrição e supervisão de um agrônomo.
Os agrotóxicos de longa persistência que foram usados no passado atualmente estão banidos, pois além de serem compostos de alta toxicidade aos seres humanos, também persistem por vários anos nos ecossistemas causando sérios desequilíbrios. Não é mais possível encontrá-los no mercado, e sua posse, transporte e uso são crimes previstos em lei com punição de multa, cadeia e destruição das lavouras onde tenham sido usados.

Estrutura Molecular de alguns herbicidas:

                             2,4 diclorofenoxiacético

Dicloro-Difenil-Tricloroetano

                                         Aplicação dos agrotóxicos


Nenhum comentário:

Postar um comentário